Em encontro com lideranças, Tereza Cristina destaca pujança do agro brasileiro

A ex-ministra da Agricultura e senadora eleita, Tereza Cristina (PP-MS), participou, nesta terça-feira (22), do Encontro de Lideranças – Perspectivas 2023, promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília. Na ocasião, ela lembrou da importância da FPA em sua escolha como ministra de Estado e da pujança do setor. “Foi aqui que eu aprendi tudo, quando cheguei como deputada federal em 2014. Foi essa bancada também que me colocou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e me fez crescer dentro do Congresso Nacional”, afirmou.

Tereza Cristina agradeceu o trabalho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), em prol de pautas do setor e afirmou que, durante a pandemia, foi o agro que alavancou a economia do país. “Obrigada pelos compromissos que o senhor disse que ia cumprir e cumpriu. Isso é muito importante para o setor. O Brasil precisa do agro brasileiro, o mundo precisa do nosso agro. Estamos à frente de todos os outros segmentos do país”, disse.  

Eleita com mais de 829 mil votos para representar o Mato Grosso do Sul no Senado, a parlamentar afirmou que deseja também se juntar aos senadores para que sejam a locomotiva do setor na Casa Revisora. “Contem comigo! Estaremos todos juntos, trabalhando pelo agro. A Frente Parlamentar é fundamental para a segurança alimentar do Brasil e do mundo, principalmente nesse contexto mundial, de guerra na Europa”, explicou, citando o conflito entre Rússia e Ucrânia, grandes produtores de alimentos e de insumos agropecuários.  

Em 2018, Tereza Cristina foi presidente do grupo pluripartidário, que reúne mais de 200 parlamentares. Nos últimos anos, a FPA tem se destacado nos trabalhos do Congresso Nacional. A bancada ruralista, como é conhecida, estimula a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

Também participaram do encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Agricultura, Marcos Montes, o ministro das Relações Exteriores, chanceler Carlos França, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o vice-presidente da FPA no Senado Federal, senador Zequinha Marinho (PL-PA), além de representantes de entidades do setor.

Assista a íntegra do Encontro com Lideranças – Perspectivas 2023

Com informações da Agência FPA

Tereza Cristina assume cadeira na Academia Nacional de Agricultura

Tereza Cristina ganha assento na Academia Nacional de Agricultura

A ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, tomou posse, nessa quinta-feira (10), como membro titular da Academia Nacional de Agricultura. A cerimônia ocorreu na sede do órgão, no Rio de Janeiro.

Durante discurso, a senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul agradeceu a indicação e ressaltou a importância dos acadêmicos para o agro. “Uma emoção enorme estar aqui com pessoas preparadas que gostam do Brasil e que têm serviço prestado. Sinto-me honrada em compor esse importante fórum dedicado à cadeia de produção da nossa agropecuária. Entendo que minha indicação é um ato de generosidade. Mas me esforçarei muito para conseguir representar com eficiência”, afirmou a parlamentar.

Tereza Cristina lembrou o protagonismo do Brasil para garantir a segurança alimentar global, principalmente, diante da guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes produtores de alimentos, insumos e energia, e de um cenário pós-pandemia. “Assumimos o papel de grande produtor de alimentos e fibras, sem abandonar o protagonismo de maior produtor de energia limpa, graças ao gigantesco esforço dos nossos produtores rurais, cientistas, colegas da Academia, das universidades, entre outros. Essas mentes precisam ajudar o Brasil”, pontuou.

Para a parlamentar, o setor desempenha um papel contraditório, pois “ao mesmo tempo que é a solução para o suprimento de alimentos, é também uma ameaça à competitividade. Resultado disso são acusações infundadas e que não condizem com a realidade”.

Tereza Cristina defendeu a melhoria da capacidade de comunicação do agro brasileiro como parte da solução para esse desafio. “Temos que exercer a comunicação com a mesma competência que executamos a nossa produção porteira adentro. A guerra de informação ou desinformação talvez seja a maior ameaça que o setor enfrenta hoje. Os produtores rurais brasileiros são os maiores responsáveis pela preservação dos biomas”, explicou.

Na ocasião, a parlamentar agradeceu a expressiva votação que teve nas eleições deste ano e afirmou que trabalhará por uma agenda Brasil no Senado Federal. “Pretendo conduzir com dignidade o mandato que a população do meu estado, Mato Grosso do Sul, me deu. Estou atenta a todas as pautas do nosso segmento, sem prejuízo da minha atuação em outros temas, que chamo de Agenda Brasil. Contem comigo no Senado e nesse fórum para buscarmos soluções para o motor da economia brasileira”, finalizou.

Homenagem
Ainda durante a cerimônia, a coordenadora da obra coletiva Direito & Agronegócio, Irini Tsouroutsoglou, e o coautor e diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura, Frederico Price Grechi, entregaram à Tereza Cristina e aos demais diretores da SNA um exemplar do livro que reúne uma série de textos assinados por autoridades e especialistas em agro, baseados no trabalho desenvolvido pela ex-ministra da Agricultura à frente do governo.

Para a coordenadora da publicação, Tereza Cristina enfrentou com maestria uma das piores crises sistêmicas da humanidade. “Ela não mediu esforços para encontrar mecanismos e soluções com muita parcimônia, sabedoria e resiliência, para o agro nacional”, disse.

Academia Nacional de Agricultura

Inaugurada em 2003, a Academia Nacional de Agricultura é o órgão da Sociedade Nacional de Agricultura que reúne as mais importantes personalidades do agronegócio brasileiro e tem a missão de promover um grande fórum de debates para a elaboração de políticas nacionais voltadas para o agro, o meio ambiente e a pesquisa científica.

Entre seus membros estão nomes como Roberto Rodrigues, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, Rubens Ricupero, Israel Klabin, Antonio Delfim Netto, Pierre Landolt, Jório Dauster, entre outros.

Ex-ministra, Tereza Cristina, toma posse na Academia Nacional de Agricultura

A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, eleita recentemente senadora, tomará posse, no próximo dia 10 de novembro, como titular da Academia Nacional de Agricultura, ao lado de outras personalidades.

Inaugurada em 2003, a Academia Nacional de Agricultura é o órgão da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) que reúne as mais importantes personalidades do agronegócio brasileiro e que tem a missão de promover um grande fórum de debates para a elaboração de políticas nacionais voltadas para o agro, o meio ambiente e a pesquisa científica.

A cerimônia de posse dos novos acadêmicos será realizada a partir das 17h, ao final do evento de inauguração do SNA Startup Hub (SNASH), o hub de startups da Sociedade Nacional de Agricultura.

Ainda durante a cerimônia, a coordenadora da obra coletiva Direito & Agronegócio, Irini Tsouroutsoglou, e o coautor e diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura, Frederico Price Grechi, irão entregar à Tereza Cristina e aos demais diretores da SNA um exemplar do livro que reúne uma série de textos assinados por autoridades e especialistas em agro, baseados no trabalho desenvolvido pela ex-ministra da Agricultura à frente do governo.

Com informações da Sociedade Nacional de Agricultura
Saiba mais sobre o evento. Acesse o site da SNA.