Tereza Cristina (PP/MS) encerrou seu segundo mandato como deputada federal e assumiu vaga no Senado para representar o Mato Grosso do Sul. Ela finaliza o período com grandes conquistas: viabilizou recursos federais para os 79 municípios do estado, participou de votações importantes nas comissões e no Plenário e também esteve à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ficando na pasta até março de 2022.
Eleita com 829.149 votos, a parlamentar segue o novo desafio com o compromisso de buscar uma instituição mais fortalecida e o equilíbrio entre os Poderes. “Pretendo honrar cada cidadão que depositou em mim um voto de confiança. No Senado, temos pautas importantes para serem apreciadas, queremos dar mais celeridade e dinamicidade aos temas debatidos na Casa Revisora. Serei a senadora de todos os sul-mato-grossenses e trabalharei por um estado cada vez mais próspero, desenvolvido e justo”, afirmou.
A senadora relembrou a boa política que traz em seu DNA. O bisavô, Pedro Celestino, foi deputado, senador e governador. O avô, o médico Fernando Corrêa da Costa, foi prefeito de Campo Grande, senador e governador duas vezes, ainda no estado uno. “Tive a alegria de conviver muito com o meu avô. Quando ele governou o Mato Grosso, passava as férias em Cuiabá junto com os meus primos e irmãos. Já adolescente, estudei em Brasília e morei com ele e minha avó. Ele estava em seu último mandato como senador”. relembrou emocionada.
E é justamente com o bóton parlamentar de seu avô que ela tomou posse no último dia 1º.” Sempre fomos muitos próximos e tenho saudades da convivência. Trocávamos cartas durante minha faculdade, aprendi muito com ele. É uma honra herdar essa lembrança e assumir esse mandato”, disse.
Posse no Senado
A reunião preparatória para a posse dos 27 senadores eleitos em outubro de 2022 ocorreu na quarta-feira (1º), no Plenário do Senado Federal. Eles representam um terço da composição da Casa e terão oito anos de mandato. Os quatro primeiros anos se referem à 57ª legislatura do Senado (2023-2027).
Cada parlamentar concordou com o juramento de posse: “prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil”. Tereza Cristina complementou o juramento afirmando que fará pelo Mato Grosso do Sul e o Brasil.
Tereza Cristina assumirá a liderança do Partido Progressistas (PP) no Senado Federal.
Trajetória política
Após comandar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) do Mato Grosso do Sul por sete anos, Tereza Cristina se candidatou, em 2014, para assumir uma das oito vagas do Legislativo Federal. Foi eleita com 75.149 votos.
Em 2018, tentou a reeleição e obteve 75.068 votos. No mesmo ano, foi convidada a assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.
Reassumiu o mandato de deputada federal para candidatar-se à senadora da República nas eleições de 2022. Elegeu-se com mais de 60% dos votos válidos.