24 de abril de 2025
Senado vai propor soluções tecnológicas para o Pantanal
"Tudo que o Legislativo puder fazer para ajudar a preservar e manejar, de forma sustentável, o nosso Pantanal é muito bem-vindo", avaliou Tereza Cristina

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado terá uma subcomissão sobre o Pantanal. Sua criação foi aprovada nesta quarta-feira, 23/04. A intenção é propor, debater e acompanhar políticas públicas e iniciativas legislativas que promovam a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma.
O requerimento para a criação da subcomissão é do senador Wellington Fagundes (PL-MT). No pedido, ele lembrou que o Pantanal é a maior planície alagável tropical do mundo e abriga uma biodiversidade única, com milhares de espécies de flora e de fauna, muitas delas endêmicas ou ameaçadas de extinção.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) lembrou que a maior parte do Pantanal, joia ambiental do nosso país, fica no território de Mato Grosso do Sul. “Tudo que o Legislativo puder fazer para ajudar a preservar e a manejar, de forma sustentável, o nosso Pantanal é muito bem-vindo”, avaliou a senadora. Ela é autora de uma PEC, já aprovada no Senado e enviada à Câmara, que define o Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional. A designação já vale para o Pantanal do Mato Grosso.
O mais conhecido bioma do Centro-Oeste é considerado fundamental para a regulação do clima, a manutenção de recursos hídricos e a sustentação de atividades econômicas essenciais, como a agropecuária, o turismo e a pesca sustentáveis. Nos últimos anos, o Pantanal tem enfrentado desafios como secas e incêndios.
A subcomissão terá três senadores titulares e três suplentes e deve trabalhar com ênfase na aplicação de soluções científicas e tecnológicas voltadas à preservação ambiental, ao fortalecimento do agronegócio sustentável e ao desenvolvimento da bioeconomia regional.
Com informações da Agência Senado
Notícias
01 de julho de 2025
CMA aprova pena de até 12 anos para quem causar desastres ambientais
"É uma iniciativa muito importante que complementa os esforços que temos feitos no Legislativo para preservar a natureza e combater o crime ambiental", avaliou Tereza Cristina
25 de junho de 2025
Congresso derruba decreto do governo que aumentou IOF
Tereza Cristina é contrária ao aumento de impostos, tanto do IOF, quanto de outras aplicações financeiras, inclusive LCAs e CRAs, que financiam o Plano Safra.