25 de junho de 2025

Congresso derruba decreto do governo que aumentou IOF

Tereza Cristina é contrária ao aumento de impostos, tanto do IOF, quanto de outras aplicações financeiras, inclusive LCAs e CRAs, que financiam o Plano Safra.

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Câmara e o Senado aprovaram nesta quarta-feira, 25/06, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/25 que suspende os efeitos do Decreto 12.499/25, editado pelo governo federal para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A alta do IOF foi inicialmente anunciada em 22 de maio, mas, diante da forte reação de parlamentares e do setor empresarial, o governo recuou parcialmente no mesmo dia. A pressão levou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a concederem prazo para que o Executivo revisasse a medida.

Em 11 de junho, o governo publicou a Medida Provisória 1303/25, tratando da tributação de investimentos, e o Decreto 12.499/25, que reduziu parcialmente as alíquotas inicialmente propostas, mas ainda manteve aumentos do IOF.

A líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MS), é contrária ao aumento de impostos, tanto do IOF, previsto em decreto, quanto de outras aplicações financeiras, inclusive LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), que financiam o Plano Safra.

“O aumento absurdo do IOF pelo governo Lula 3 prejudica tanto o produtor rural, quanto o consumidor. As cooperativas, grandes financiadoras das safras brasileiras, terão alíquota triplicada para 3,95%. Medida puramente arrecadatória que vai encarecer os alimentos na mesa do brasileiro. Quando o preço subir, lembrem: não foi culpa do produtor, mas do governo”, alertou a senadora.

Tereza Cristina também considera inaceitável que o agro seja penalizado com aumento de impostos para compensar a substituição de parte do IOF. “Elevar a tributação sobre os rendimentos da LCA compromete um dos instrumentos mais relevantes para o financiamento do setor, às vésperas do lançamento do Plano Safra”, destacou. “Prejudicar a captação da LCA é enfraquecer a produção de alimentos e o produtor no momento em que ele mais precisa de apoio”, completou.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Notícias

08 de julho de 2025

Senado concede mais cinco anos para regularização de imóveis em faixa de fronteira

Parecer que favoreceu os proprietários rurais foi de autoria da senadora Tereza Cristina

Ler mais

02 de julho de 2025

Prioridade para pessoa com Parkinson é aprovada em Comissão do Senado

"O projeto vai na direção de uma sociedade mais justa, que reconhece as limitações impostas pela doença e garante acolhimento e proteção", disse Tereza, que relatou a matéria.

Ler mais

Senado aprova incentivos para manter jovens agricultores no campo

02 de julho de 2025

Ler mais

CMA aprova pena de até 12 anos para quem causar desastres ambientais

01 de julho de 2025

Ler mais

Senado aprova cotas para mulheres em estatais

24 de junho de 2025

Ler mais