23 de junho de 2023

Comissão do Senado aprova Alexandre Parola para a embaixada do Brasil no Marrocos

Relatório sobre a indicação foi apresentado pela senadora Tereza Cristina (PP- MS)

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (22/6), seis indicações da Presidência da República para embaixadas brasileiras e para uma agência internacional. Entre elas, está a do diplomata Alexandre Guido Lopes Parola, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Marrocos (MSF 32/2023), que recebeu parecer favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora da indicação.

“O comércio bilateral entre Brasil e Marrocos está em franco crescimento. Em 2019, os dois países celebraram Acordo de Cooperação e Facilitação em Matéria de Investimentos (ACFI). Há diversas áreas de sinergia a serem exploradas pelo Brasil, como a oferta de tecnologia brasileira para a produção agrícola de alta produtividade, o potencial de expansão da rede bancária e o compartilhamento de tecnologias de energia renovável. Por outro lado, o Brasil pode buscar internalizar a cadeia de produção de fertilizantes a partir do aumento dos investimentos de empresas marroquinas no nosso país”, pontuou a senadora, durante a leitura do seu relatório.

O diplomata destacou o relacionamento entre os parceiros internacionais. “Temos altas taxas de crescimento, além de laços históricos e culturais, que se abrem em grandes áreas de trabalho para a cooperação bilateral, como a atuação junto aos organismos regionais e multilaterais; educação e defesa; promoção de comércio e turismos; e o apoio às comunidades brasileiras no exterior”, reforçou Alexandre Parola.

A comissão também aprovou Silvana Polich para a embaixada na Croácia (MSF 31/2023); Sidney Leon Romeiro para os Emirados Árabes Unidos (MSF 30/2023); João Genésio de Almeida Filho para Botsuana (MSF 37/2023); Adriano Silva Pucci para a embaixada no Bahrein (MSF 36/2023); e Claudia Vieira Santos para a representação permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (MSF 33/2023).

As indicações seguem para votação no Plenário.

Com informações da Agência Senado

Notícias

08 de maio de 2024

Mesmo com o voto NÃO da oposição, Senado recria cobrança do novo DPVAT

Tereza Cristina votou contra a proposta

Ler mais

08 de maio de 2024

Recursos de loterias irão financiar crédito fundiário

"Assentados, que são pequenos agricultores, merecem ser assistidos", defendeu Tereza Cristina

Ler mais

Congresso altera Orçamento para facilitar apoio ao RS

09 de maio de 2024

Ler mais

Senado instala Comissão Externa para acompanhar catástrofe no RS

08 de maio de 2024

Ler mais

Senado aprova decreto de calamidade para o RS

07 de maio de 2024

Ler mais