23 de junho de 2023
Comissão do Senado aprova Alexandre Parola para a embaixada do Brasil no Marrocos
Relatório sobre a indicação foi apresentado pela senadora Tereza Cristina (PP- MS)

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (22/6), seis indicações da Presidência da República para embaixadas brasileiras e para uma agência internacional. Entre elas, está a do diplomata Alexandre Guido Lopes Parola, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Marrocos (MSF 32/2023), que recebeu parecer favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora da indicação.
“O comércio bilateral entre Brasil e Marrocos está em franco crescimento. Em 2019, os dois países celebraram Acordo de Cooperação e Facilitação em Matéria de Investimentos (ACFI). Há diversas áreas de sinergia a serem exploradas pelo Brasil, como a oferta de tecnologia brasileira para a produção agrícola de alta produtividade, o potencial de expansão da rede bancária e o compartilhamento de tecnologias de energia renovável. Por outro lado, o Brasil pode buscar internalizar a cadeia de produção de fertilizantes a partir do aumento dos investimentos de empresas marroquinas no nosso país”, pontuou a senadora, durante a leitura do seu relatório.
O diplomata destacou o relacionamento entre os parceiros internacionais. “Temos altas taxas de crescimento, além de laços históricos e culturais, que se abrem em grandes áreas de trabalho para a cooperação bilateral, como a atuação junto aos organismos regionais e multilaterais; educação e defesa; promoção de comércio e turismos; e o apoio às comunidades brasileiras no exterior”, reforçou Alexandre Parola.
A comissão também aprovou Silvana Polich para a embaixada na Croácia (MSF 31/2023); Sidney Leon Romeiro para os Emirados Árabes Unidos (MSF 30/2023); João Genésio de Almeida Filho para Botsuana (MSF 37/2023); Adriano Silva Pucci para a embaixada no Bahrein (MSF 36/2023); e Claudia Vieira Santos para a representação permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (MSF 33/2023).
As indicações seguem para votação no Plenário.
Com informações da Agência Senado
Notícias
15 de abril de 2025
Golpes digitais podem ter atingido 40 milhões de brasileiros em 2024
"É uma epidemia que atinge a todos: os números do DataSenado mostram que jovens, adultos e idosos, com pouca ou muita instrução, baixa ou alta renda, são vítimas constantes", avaliou Tereza Cristina.
15 de abril de 2025
Senado vai sediar Fórum Parlamentar do BRICS no mês de junho
"Haverá um evento voltado para as mulheres parlamentares. É muito importante que os Brics ouçam a voz das mulheres e apoiem nossas lutas em cada país", avaliou Tereza Cristina.
Sancionada lei que autoriza medidas de reação a tarifas e barreiras comerciais
14 de abril de 2025
Senado aprova parecer de Tereza Cristina sobre Acordo Brasil-China que evita bitributação
08 de abril de 2025