23 de junho de 2023

Comissão do Senado aprova Alexandre Parola para a embaixada do Brasil no Marrocos

Relatório sobre a indicação foi apresentado pela senadora Tereza Cristina (PP- MS)

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (22/6), seis indicações da Presidência da República para embaixadas brasileiras e para uma agência internacional. Entre elas, está a do diplomata Alexandre Guido Lopes Parola, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Marrocos (MSF 32/2023), que recebeu parecer favorável da senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora da indicação.

“O comércio bilateral entre Brasil e Marrocos está em franco crescimento. Em 2019, os dois países celebraram Acordo de Cooperação e Facilitação em Matéria de Investimentos (ACFI). Há diversas áreas de sinergia a serem exploradas pelo Brasil, como a oferta de tecnologia brasileira para a produção agrícola de alta produtividade, o potencial de expansão da rede bancária e o compartilhamento de tecnologias de energia renovável. Por outro lado, o Brasil pode buscar internalizar a cadeia de produção de fertilizantes a partir do aumento dos investimentos de empresas marroquinas no nosso país”, pontuou a senadora, durante a leitura do seu relatório.

O diplomata destacou o relacionamento entre os parceiros internacionais. “Temos altas taxas de crescimento, além de laços históricos e culturais, que se abrem em grandes áreas de trabalho para a cooperação bilateral, como a atuação junto aos organismos regionais e multilaterais; educação e defesa; promoção de comércio e turismos; e o apoio às comunidades brasileiras no exterior”, reforçou Alexandre Parola.

A comissão também aprovou Silvana Polich para a embaixada na Croácia (MSF 31/2023); Sidney Leon Romeiro para os Emirados Árabes Unidos (MSF 30/2023); João Genésio de Almeida Filho para Botsuana (MSF 37/2023); Adriano Silva Pucci para a embaixada no Bahrein (MSF 36/2023); e Claudia Vieira Santos para a representação permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (MSF 33/2023).

As indicações seguem para votação no Plenário.

Com informações da Agência Senado

Notícias

20 de maio de 2024

Voluntários do Senado enviam mais de 90 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

O trabalho dos funcionários do Senado só merece admiração e elogios, diz Tereza Cristina

Ler mais

16 de maio de 2024

Mulher vítima de violência doméstica terá atendimento preferencial no SUS

"Precisamos priorizar as mulheres, principalmente em momentos tão traumáticos", afirmou Tereza Cristina

Ler mais

Senado aprova diretrizes para adaptação à mudança do clima

15 de maio de 2024

Ler mais

Senado vai votar projeto que libera terrenos para hortas comunitárias

15 de maio de 2024

Ler mais

Senadores irão visitar cidades atingidas no RS

13 de maio de 2024

Ler mais