ATUAÇÃO

Junta Comercial de MS é uma das melhores do País

O trabalho da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) conquistou o reconhecimento nacional com o primeiro lugar do prêmio Eficiência em Registro Empresarial entre as 24 Juntas integrantes do Departamento de Registro de Empresas e Integração (DREI).

 

A premiação coroa um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos sete anos sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), através da ex-secretária e atual candidata a Deputada Federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

 

O objetivo da primeira edição do prêmio foi o de reconhecer os avanços obtidos no processo de desenvolvimento tecnológico que resultaram em benefícios para os usuários dos serviços.

 

Em Mato Grosso do Sul o processo começou em 2009 com a digitalização do banco de imagens da Jucems e obteve grande avanço em 2013 com as novas ferramentas lançadas como a de pesquisa de nome empresarial e emissão de certidão simplificada e de inteiro teor via web. Um investimento de R$ 3 milhões ao longo desse período, revertido em melhorias para os usuários do sistema. “Há muito era necessário essa agilização na Junta Comercial. Foi preciso apenas acreditar e apostar na competência do nosso pessoal para que toda essa melhoria virasse realidade. Só tenho que parabenizar essa equipe que com competência trouxe mais que um prêmio para o nosso Estado, trouxe melhoria na qualidade de serviço prestado. Isso é o nosso papel”, afirmou Tereza Cristina.

 

A Junta Comercial recebe, em média, mais de 800 consultas diárias e é a única no país a ter todo o arquivo digitalizado e certificado, agilizando muito o atendimento a população do Estado. Tudo é resolvido via web sem que as pessoas enfrentem filas e tenham que esperar dias para receber o documento que necessita.

 

Os serviços disponibilizados via internet são a pesquisa de nome empresarial, a emissão de certidão simplificada e certidão de inteiro teor e consulta para os conveniados.

 

Na prática, com a pesquisa de nome empresarial sendo feita via internet, há uma diminuição de dois dias, em média, no processo de registro de uma nova empresa.

 

“Este é o resultado de muito trabalho, apoio dos funcionários da Jucems e dos comerciantes. Promovemos essa mudança para garantir maior agilidade ao processo e melhorar o arquivo estadual”, finaliza Tereza.