30 de abril de 2024
Senado aprova volta de programa de apoio a setor de eventos
PP apoia a medida, que favorece atividades fortemente prejudicadas pela pandemia

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (30/04), em votação simbólica, o projeto de lei que estabelece novas regras para os incentivos ao setor de eventos (PL 1.026/2024). A proposta, que teve o apoio da líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), prorroga e reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O projeto vai à sanção presidencial.
Aprovado pela Câmara em 23 de abril, o projeto determina o teto de R$ 15 bilhões para a renúncia tributária garantia pelo Perse de abril de 2024 a dezembro de 2026. A proposta também reduz de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente pelo programa.
A criação do Perse foi aprovada pelo Congresso (Lei 14.148, de 2021) em meio à pandemia da covid-19. O objetivo foi socorrer de forma emergencial o setor de eventos, um dos mais afetados pela crise sanitária.
Para acelerar a análise do texto, líderes apresentaram um requerimento para a tramitação com urgência do projeto. O governo determinou o fim do Perse de forma gradual na Medida Provisória (MP) 1.202/2024, que também previa a reoneração da folha de pagamentos de empresas e de prefeituras.
A Câmara e o Senado discordaram da decisão do Executivo. Os temas da MP foram divididos em três projetos de lei enviados pelo governo. O texto da MP, já aprovado na comissão mista, passou a tratar apenas de regras da compensação tributária.
Com informações da Agência Senado
Notícias
15 de abril de 2025
Golpes digitais podem ter atingido 40 milhões de brasileiros em 2024
"É uma epidemia que atinge a todos: os números do DataSenado mostram que jovens, adultos e idosos, com pouca ou muita instrução, baixa ou alta renda, são vítimas constantes", avaliou Tereza Cristina.
15 de abril de 2025
Senado vai sediar Fórum Parlamentar do BRICS no mês de junho
"Haverá um evento voltado para as mulheres parlamentares. É muito importante que os Brics ouçam a voz das mulheres e apoiem nossas lutas em cada país", avaliou Tereza Cristina.
Sancionada lei que autoriza medidas de reação a tarifas e barreiras comerciais
14 de abril de 2025
Senado aprova parecer de Tereza Cristina sobre Acordo Brasil-China que evita bitributação
08 de abril de 2025