20 de agosto de 2025
Tereza Cristina integra CPI do INSS
Comissão que investigará desvios de pensões e aposentadorias começa a funcionar nesta quarta-feira, 20/08

A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre fraudes no INSS começou a funcionar nesta quarta-feira, 20/08 (20), às 11h. Na reunião de instalação da CPMI, senadores e deputados elegeram o Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente do colegiado, e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator. A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), vai integrar a Comissão como titular.
“Vamos investigar um dos maiores escândalos contra os brasileiros mais vulneráveis — entre eles, os aposentados rurais, que estão entre os mais afetados por essa fraude. Recursos da Previdência foram desviados e, mesmo com todos os alertas, ninguém agiu. Isso é inadmissível”, avaliou Tereza Cristina.
“Vamos atrás de cada centavo. Para onde foi esse dinheiro? Quem vai devolver? Quem pagará a conta?”, questionou. “Não existe dinheiro público! É o dinheiro de quem trabalha, de quem paga imposto.Como membro da CPI, vou lutar por justiça para todos que dedicaram décadas de trabalho ao nosso país”, concluiu a senadora.
O objetivo da CPMI é investigar descontos indevidos em benefícios de segurados do INSS. O pedido de criação da CPMI foi apresentado em 12 de maio pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT). As parlamentares destacam que investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, divulgadas em abril, apontaram a existência de um esquema bilionário de cobrança de mensalidades não autorizadas sobre os benefícios de aposentados e pensionistas.
O requerimento teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores — número superior ao mínimo exigido, que é de 171 deputados e 27 senadores (um terço da composição de cada Casa). A CPMI foi criada em junho, com a leitura do pedido durante sessão do Congresso.
A comissão mista será formada por 15 senadores e 15 deputados, além de mais um integrante de cada Casa representando a Minoria. Essa vaga extra é preenchida de forma rotativa entre as bancadas dos partidos menores, garantindo que elas tenham a oportunidade de participar das comissões mistas. No total, serão 32 titulares e o mesmo número de suplentes. As indicações devem respeitar o princípio da proporcionalidade partidária.
Com informações da Agência Senado
Notícias
19 de agosto de 2025
A convite de Tereza, Riedel se filia ao PP
Federação União Progressista será comandada pela senadora Tereza Cristina no MS
14 de agosto de 2025
Senado toma uma série de medidas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais
Tereza Cristina assinou o requerimento para instalar a CPI da Adultização. "Este é um assunto urgente e delicado. Precisamos proteger e acompanhar nossas crianças", alertou a senadora.
Vetos ao licenciamento ambiental são retrocesso e desrespeitam autonomia dos Estados
13 de agosto de 2025
Senado retoma votações e aprova isenção de IR para quem recebe até dois salários mínimos
07 de agosto de 2025