16 de maio de 2025
Senado celebra os 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal na quarta
“Sem responsabilidade fiscal, não é possível ter responsabilidade social.” afirmou Tereza Cristina

O Senado realiza na quarta-feira (21), às 9h, uma sessão especial para celebrar os 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal — a LRF (Lei Complementar 101, de 2000). A norma foi sancionada em 4 de maio de 2000 e passou a vigorar com o objetivo de estabelecer regras para a gestão fiscal de estados, municípios e da União, com foco em transparência, planejamento, controle e responsabilidade na administração dos recursos públicos.
A iniciativa da sessão partiu da senadora Tereza Cristina (PP-MS), com apoio de outros parlamentares do partido Progressistas (REQ 262/2025). “Nesses 25 anos, quando deixamos de lado a responsabilidade fiscal, tivemos sérios problemas econômicos, inclusive a maior recessão da nossa história. Que ocorreu quando houve um impeachment presidencial justamente por descumprimento da LRF, em 2016.” afirmou a senadora. “O governo tem de melhorar a qualidade dos gastos, para vivermos num país com serviços públicos eficientes e oportunidades para todos”, completou Tereza Cristina.
De acordo com o requerimento aprovado, a proposta é reconhecer o papel da LRF no equilíbrio das contas públicas e no fortalecimento da disciplina fiscal ao longo de mais de duas décadas. Segundo os autores, a norma contribuiu para maior previsibilidade orçamentária, limites ao endividamento e ao gasto com pessoal, além de instituir metas fiscais.
A sessão também tem como objetivo prestar reconhecimento aos formuladores da LRF, bem como a gestores públicos, acadêmicos e demais atores que participaram de sua implementação e aprimoramento ao longo dos anos. Para os senadores, trata-se de uma oportunidade de refletir sobre os impactos, os desafios e as perspectivas da legislação, que permanece como um dos principais instrumentos de controle da política fiscal no país.
Os autores do requerimento afirmam que a LRF representa um marco no amadurecimento institucional das finanças públicas e lembra que sua criação ocorreu em um contexto de transição e reorganização da gestão pública, com foco na sustentabilidade das políticas econômicas e sociais em todos os níveis da federação.
Com informações da Agência Senado
Notícias
14 de maio de 2025
Pedido de CPI Mista para investigar INSS é protocolado
Senadora Tereza Cristina assinou o requerimento e pediu ao presidente Davi Alcolumbre que instale logo as investigações
13 de maio de 2025
Comissão do Senado começa a analisar lei do licenciamento ambiental
Senadora Tereza Cristina é relatora da mesma matéria na Comissão de Agricultura. Ela e o senador Confúcio elaboraram um texto comum
“Temos de destravar o Brasil para ter mais emprego e renda”, defende Tereza Cristina em Nova York
13 de maio de 2025
Sete indicados para embaixadas do Brasil são aprovados pela Comissão de Relações Exteriores
08 de maio de 2025
Licenciamento ambiental: Senado chega a acordo para votar em breve a nova lei
07 de maio de 2025