12 de novembro de 2024

Tereza Cristina participa de missão Brasil-China

Eventos reuniram autoridades e entidades dos dois países para tratar de agricultura sustentável, biotecnologia e mudanças climáticas

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) integrou esta semana uma comitiva que viajou à China para participar, entre outros eventos, do “Workshop China-Brasil – Inovação e Biotecnologia para Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar”. O seminário, realizado em Pequim nesta terça-feira, 12/11, reuniu entidades e autoridades de ambos os países. A senadora também participou como debatedora do painel que tratou da inovação e uso de tecnologias para aumentar a produtividade e sustentabilidade na produção de soja.

“Ressaltei que Brasil e China compartilham o desafio crucial de alimentar a população de forma sustentável. Para isso, nossos agricultores precisam otimizar a produção de alimentos, ao mesmo tempo em que conservam os recursos naturais e enfrentam as mudanças climáticas”, explicou Tereza Cristina. “Assim, é fundamental garantir aos produtores o acesso constante a inovações eficazes que a biotecnologia nos oferece. Agropecuária e ciência são inseparáveis”, destacou.

Durante a semana, a comitiva já havia se reunido com a Associação de Sementes da China (CNSA) para tratar da importância da biotecnologia na segurança alimentar, diante da necessidade de adaptação às mudanças climáticas – como, por exemplo, secas mais longas que afetam o plantio e a colheita. Tereza Cristina e o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que também integra a missão, se reuniram ainda com a Comissão de Agricultura do Congresso Nacional do Povo Chinês (NPC).

O grupo visitou, neste período, a Embaixada do Brasil em Pequim, onde foi recepcionado pelo embaixador brasileiro, Marcos Galvão, e sua equipe, que acompanharam o grupo em outras agendas. Também houve encontro dos brasileiros com chineses na Academia de Ciências Agrárias (CAAS), cujo foco é a pesquisa para o desenvolvimento das culturas agrícolas.

A missão na China começou por Xangai, quando a comitiva brasileira esteve na International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do país. Tereza Cristina dedicou especial atenção ao estande do Mato Grosso do Sul na Feira.

Nas últimas duas décadas, a China se consolidou como o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2023, as exportações do Brasil para a China ultrapassaram US$ 100 bilhões, um recorde. Os chineses importam do Brasil sobretudo soja, milho, carnes, minério de ferro e petróleo. O Brasil é responsável pelo fornecimento de 25% de tudo o que a China importa em produtos agrícolas.

Esta foi a terceira viagem de Tereza Cristina à China – a primeira como senadora da República. Em outras duas ocasiões recentes, ela viajou como ministra da Agricultura, cargo que ocupou de 2019 a 2022. “Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas e temos de continuar incrementando nossas negociações bilaterais”, defendeu a senadora.

A Missão Empresarial Brasil-China foi promovida pela Associação Brasileira dos Produtores
de Milho (Abramilho), em parceria com a Embrapa, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a
Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja- Brasil), a Associação Nacional dos
Exportadores de Cereais (Anec) e o Conselho Empresarial Brasil-China.

Notícias

13 de novembro de 2024

Senado aprova regulação para o mercado de carbono

Proposta sofreu mudanças e precisará voltar à Câmara dos Deputados

Ler mais

12 de novembro de 2024

Senado retoma debate sobre regulamentação da reforma tributária

"Não é possível fazer a população pagar mais impostos, sobretudo sobre alimentos", tem defendido Tereza Cristina

Ler mais

Declaração do P20 recomenda apoio de países ricos a fundo de perdas por mudança no clima

11 de novembro de 2024

Ler mais

Atraso na votação de bioinsumos na Câmara coloca em risco as biofábricas rurais

07 de novembro de 2024

Ler mais

Senado e Câmara sediam 10ª Cúpula do P20 esta semana

06 de novembro de 2024

Ler mais