12 de junho de 2024

CAE destina recursos de multas ambientais para agricultura familiar

"Os agricultores familiares merecem", disse Tereza Cristina

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta semana proposta que destina valores arrecadados com o pagamento de multas por infrações ambientais cometidas na Amazônia Legal ao financiamento de ações voltadas à promoção da agricultura familiar.

Para favorecer a agricultura familiar, o projeto altera o Código Penal, a Lei da Ação Civil Pública e a Lei de Infrações e Crimes Ambientais. O texto também altera a lei que criou o Fundo Nacional do Meio Ambiente. “É uma proposta que privilegia e fortalece as atividades dos pequenos agricultores, fundamentais para a segurança alimentar do nosso país”, elogiou a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que integra a CAE.

Autor do projeto, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) destacou que estudos indicam que cerca de 70% do alimento produzido no Brasil é fruto da agricultura familiar. “A atividade se integra perfeitamente no tripé do desenvolvimento sustentável: viabilidade econômica, justiça social e responsabilidade ambiental.”, afirmou o senador.

De acordo com o relatório apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a Amazônia Legal abriga cerca de 750 mil estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar. Este seria o universo de produtores que poderiam ser beneficiados com os recursos oriundos das multas ambientais, cujos valores serão destinados às ações e programas na região.

A proposta segue agora para a Comissão de Meio Ambiente (CMA) e, se aprovada, para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Notícias

26 de junho de 2024

Senado aprova criação de hortas comunitárias em terrenos da União

Tereza Cristina apoiou a proposta

Ler mais

26 de junho de 2024

Tereza Cristina participa de missão oficial nos EUA para discutir comércio agrícola e seguro rural

Delegação esteve no USDA, Congresso, embaixada do Brasil, e fez visitas de campo

Ler mais

Estudantes e pesquisadores que tiverem filhos poderão adiar entrega de TCC e tese

25 de junho de 2024

Ler mais

Agricultura ao longo de rodovias vai ao plenário do Senado

25 de junho de 2024

Ler mais

Senado aprova mudanças no Novo Ensino Médio

20 de junho de 2024

Ler mais