15 de junho de 2023

Senado aprova projeto que facilita credenciamento no Pronater

Senadora Tereza Cristina relatou em plenário projeto que favorece a agricultura familiar

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) projeto de lei (PL) 5.019/2019 que facilita o credenciamento de entidades executoras do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, o Pronater. O projeto altera os critérios para a obtenção do credenciamento como entidade executora. Atualmente só podem se credenciar as entidades legalmente constituídas há cinco anos — o novo prazo será de um ano.

As entidades credenciadas auxiliam os agricultores familiares e aos assentados a promover processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades agropecuárias e não agropecuárias, inclusive agroextrativistas, florestais e artesanais. Os beneficiários do programa são além dos agricultores familiares e dos assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais; silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, bem como os beneficiários de programas de colonização e irrigação enquadrados na Lei 11.326, de 2006.

O Senado havia aprovado o parecer em 31 de maio, tendo a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como relatora ad hoc. Agora o texto segue para sanção presidencial. Anteriormente, o projeto, do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), foi aprovado na forma do relatório da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), apresentado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Para a senadora Tereza Cristina, o projeto favorece a assistência técnica na agricultura familiar. “Entendemos que a redução de prazo de cinco anos para um ano para habilitação no Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária é alvissareira, porque, por um lado, poderá ampliar o número de entidades participantes do Pronater, e, por outro, poderá fomentar a salutar concorrência entre os participantes do Programa, favorecendo a política de assistência técnica e extensão rural para agricultura familiar com custos menores”, defendeu a senadora.

 O projeto determina que, para entidades executoras legalmente com menos de cinco anos de existência, o regulamento irá determinar um número máximo de famílias a serem atendidas anualmente pelo Pronater, a ser estabelecido de acordo com o tempo de constituição da entidade. A mudança poderá ampliar o número de entidades participantes do Pronater e fomentar concorrência entre os participantes do programa, favorecendo a qualidade e a eficiência na política de assistência técnica e extensão rural para agricultura familiar.

Com informações da Rádio Senado e da Agência Senado

Notícias

01 de agosto de 2025

Parlamentares americanos que receberam senadores brasileiros tentam barrar tarifaço

Democratas preparam medida para revogar tarifa de 50%, enquanto ações judiciais tentam impedir aumento antes da entrada em vigor. Diálogo e negociações continuam no Brasil.

Ler mais

30 de julho de 2025

Tereza Cristina faz balanço da viagem aos Estados Unidos

"O que nós fizemos aqui nesses dois dias foi abrir portas, quebrar o gelo, conversar com as empresas, os políticos, com muitos interlocutores. Vamos ter muito tempo ainda de negociação e o diálogo vai continuar. As exceções ao tarifaço são uma boa notícia", frisou Tereza Cristina.

Ler mais

Senadores se reúnem com colegas norte-americanos para dialogar sobre tarifaço

29 de julho de 2025

Ler mais

Missão do Senado inicia diálogos bilaterais nos EUA

28 de julho de 2025

Ler mais

Senado inicia missão oficial aos EUA para reabrir diálogo político em meio à tensão comercial

25 de julho de 2025

Ler mais