21 de julho de 2025

Balanço do 1º semestre 2025

Senadora Tereza Cristina destaca os principais projetos e conquistas do semestre

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

Meus amigos, minhas amigas,

O primeiro semestre de 2025 trouxe desafios significativos para a atividade parlamentar. Mesmo diante das dificuldades, conseguimos avançar em pautas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, especialmente nas áreas de Relações Exteriores, Agricultura e Meio Ambiente.

Entre os projetos de maior impacto que tive a honra de relatar, destaco a Lei da Reciprocidade. É uma medida que fortalece a capacidade do Brasil de responder de forma equilibrada e assertiva às medidas protecionistas injustas adotadas por outros países – como é o caso da guerra tarifária imposta pelos Estados Unidos. Também fizemos progressos importantes com a aprovação do PL 2.159/2021, que estabelece o primeiro marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, essencial para garantir segurança jurídica e sustentabilidade nas atividades econômicas.

O Seguro Rural foi outra prioridade em minha agenda. O atual Plano Safra foi apresentado por juros de 15%, além da insuficiência de recursos – questão que tenho levantado com veemência junto ao governo federal. Participei ativamente das discussões e apresentei projeto de lei para modernizar e ampliar a cobertura do seguro rural – ferramenta indispensável para proteger nossos produtores diante das mudanças climáticas e dos riscos inerentes à atividade agrícola. A proposta aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e mantenho a expectativa de que avance no segundo semestre.

Participei também de debates técnicos sobre diversas medidas provisórias, sempre priorizando a defesa dos interesses dos setores produtivos, do agronegócio e do bem-estar das famílias , em especial das mulheres brasileiras. Também lutamos para tentar impedir que o governo federal, que se recusa a cortar despesas, continuasse a cobrar mais impostos da nossa população.

Embora tenhamos conquistado avanços significativos, sempre julgo que fizemos menos do que o necessário e gostaria de ter entregue resultados ainda mais expressivos neste período. O ritmo de trabalho nas comissões foi irregular, e o momento atual exige maior dedicação e responsabilidade com o futuro da nossa nação.

O segundo semestre já está sendo planejado com foco total nos projetos que defendem o Brasil que produz, que trabalha e que garante a nossa segurança alimentar. No que depender de mim, seguirei com determinação e compromisso inabalável com os brasileiros e, em especial, com os sul-mato-grossenses.

Agradeço pela confiança e convido todos à leitura!

Notícias

25 de julho de 2025

Senado inicia missão oficial aos EUA para reabrir diálogo político em meio à tensão comercial

"É missão do nosso mandato tentar proteger os brasileiros das consequências de uma taxação exagerada e injusta, que prejudicará todos, sem exceção", disse Tereza Cristina

Ler mais

17 de julho de 2025

Tereza Cristina integra Comissão Externa que vai negociar tarifas nos Estados Unidos

"O Senado Federal tem papel fundamental nesse momento como mediador, como articulador e defensor da nossa soberania, da nossa economia e dos nossos empregos", avaliou a senadora.

Ler mais

Grupo de senadores deverá ir aos EUA negociar ‘tarifaço’ de Trump

16 de julho de 2025

Ler mais

STF mantém válido maior parte do decreto do governo que aumentou o IOF

16 de julho de 2025

Ler mais

Lei de reciprocidade deve ser usada como último recurso, defende Tereza Cristina

15 de julho de 2025

Ler mais