25 de junho de 2025

Congresso derruba decreto do governo que aumentou IOF

Tereza Cristina é contrária ao aumento de impostos, tanto do IOF, quanto de outras aplicações financeiras, inclusive LCAs e CRAs, que financiam o Plano Safra.

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Câmara e o Senado aprovaram nesta quarta-feira, 25/06, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/25 que suspende os efeitos do Decreto 12.499/25, editado pelo governo federal para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A alta do IOF foi inicialmente anunciada em 22 de maio, mas, diante da forte reação de parlamentares e do setor empresarial, o governo recuou parcialmente no mesmo dia. A pressão levou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a concederem prazo para que o Executivo revisasse a medida.

Em 11 de junho, o governo publicou a Medida Provisória 1303/25, tratando da tributação de investimentos, e o Decreto 12.499/25, que reduziu parcialmente as alíquotas inicialmente propostas, mas ainda manteve aumentos do IOF.

A líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MS), é contrária ao aumento de impostos, tanto do IOF, previsto em decreto, quanto de outras aplicações financeiras, inclusive LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), que financiam o Plano Safra.

“O aumento absurdo do IOF pelo governo Lula 3 prejudica tanto o produtor rural, quanto o consumidor. As cooperativas, grandes financiadoras das safras brasileiras, terão alíquota triplicada para 3,95%. Medida puramente arrecadatória que vai encarecer os alimentos na mesa do brasileiro. Quando o preço subir, lembrem: não foi culpa do produtor, mas do governo”, alertou a senadora.

Tereza Cristina também considera inaceitável que o agro seja penalizado com aumento de impostos para compensar a substituição de parte do IOF. “Elevar a tributação sobre os rendimentos da LCA compromete um dos instrumentos mais relevantes para o financiamento do setor, às vésperas do lançamento do Plano Safra”, destacou. “Prejudicar a captação da LCA é enfraquecer a produção de alimentos e o produtor no momento em que ele mais precisa de apoio”, completou.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Notícias

14 de agosto de 2025

Senado toma uma série de medidas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais

Tereza Cristina assinou o requerimento para instalar a CPI da Adultização. "Este é um assunto urgente e delicado. Precisamos proteger e acompanhar nossas crianças", alertou a senadora.

Ler mais

11 de agosto de 2025

Licença ambiental especial já está em vigor

"Temos de respeitar a distribuição de competências entre União, Estados e municípios, já prevista em lei complementar. O licenciamento ambiental não é um cartório federal, como querem alguns", destacou Tereza Cristina.

Ler mais

Vetos ao licenciamento ambiental são retrocesso e desrespeitam autonomia dos Estados

13 de agosto de 2025

Ler mais

Senado retoma votações e aprova isenção de IR para quem recebe até dois salários mínimos

07 de agosto de 2025

Ler mais

Senado criará selo Cidade Mulher no Agosto Lilás

06 de agosto de 2025

Ler mais