10 de junho de 2025

Senado inclui emergência climática em política nacional

Relatório aprovado é de autoria da senadora Tereza Cristina, que destacou como as secas prejudicam a agricultura e o sustento das famílias rurais.

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 10/06, o relatório da senadora Tereza Cristina (MS), líder do PP e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ao Projeto de Lei 3.614/2024. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a proposta altera a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/2009) para incluir o conceito de emergência climática e estabelecer novas diretrizes para a atuação do estado frente aos impactos crescentes da crise do clima.

“Faz-se necessário criar políticas públicas para a construção de uma infraestrutura moderna e resiliente às mudanças climáticas, colocando o tema no centro da nossa agenda de desenvolvimento econômico sustentável”, argumentou Tereza Cristina.

A proposta define emergência climática como a situação que exige ações urgentes para conter ou mitigar os efeitos adversos da mudança do clima, para evitar danos socioambientais potencialmente irreversíveis. Segundo a senadora Tereza Cristina, a medida busca garantir que o enfrentamento da crise climática se torne prioridade transversal nas políticas públicas brasileiras.

Além do conceito legal de emergência climática, estão entre os principais pontos da proposta a revisão dos princípios e objetivos da política climática nacional, a criação do Plano Nacional de Emergência Climática e a prioridade a investimentos em tecnologias e infraestrutura.

Segundo relatório de Tereza Cristina, o plano será articulado com outras estratégias já existentes, como os planos de prevenção ao desmatamento e os planos setoriais de mitigação e adaptação. Ao incluir essa ferramenta, a proposta busca dar suporte técnico e normativo à implementação de políticas públicas de resposta imediata aos efeitos do aquecimento global.

O texto também prevê que os objetivos da PNMC estejam alinhados ao conceito de desenvolvimento sustentável, com a promoção simultânea do crescimento econômico, da erradicação da pobreza e da redução das desigualdades sociais, com base em uma economia de baixo carbono.

Tereza Cristina destacou que a aprovação do relatório representa um passo decisivo para consolidar um arcabouço legal que permita ao Brasil responder com responsabilidade e rapidez à intensificação de eventos climáticos extremos. “Observamos eventos climáticos se multiplicando. No agronegócio, secas prolongadas são particularmente prejudiciais, especialmente em regiões onde a agricultura depende principalmente da água da chuva, podendo resultar em redução do rendimento e até mesmo perdas completas na colheita,” disse.

A parlamentar acrescentou uma emenda para aperfeiçoamento do projeto, que inclui o fortalecimento de infraestruturas resilientes às mudanças climáticas como um dos objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima. “São famílias inteiras que perdem tudo e comunidades tradicionais que veem seu modo de vida desaparecer,” finalizou Tereza Cristina.

A proposta segue agora para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA), em decisão terminativa.

Com informações da Agência FPA e da Agência Senado

Notícias

30 de julho de 2025

Tereza Cristina faz balanço da viagem aos Estados Unidos

"O que nós fizemos aqui nesses dois dias foi abrir portas, quebrar o gelo, conversar com as empresas, os políticos, com muitos interlocutores. Vamos ter muito tempo ainda de negociação e o diálogo vai continuar. As exceções ao tarifaço são uma boa notícia", frisou Tereza Cristina.

Ler mais

29 de julho de 2025

Senadores se reúnem com colegas norte-americanos para dialogar sobre tarifaço

As reuniões com congressistas americanos — que incluem democratas e republicanos — começaram pela manhã e foram restritas aos parlamentares. A primeira foi com o democrata Ed Markey.

Ler mais

Missão do Senado inicia diálogos bilaterais nos EUA

28 de julho de 2025

Ler mais

Senado inicia missão oficial aos EUA para reabrir diálogo político em meio à tensão comercial

25 de julho de 2025

Ler mais

Balanço do 1º semestre 2025

21 de julho de 2025

Ler mais