31 de março de 2025
Senado define critérios para reação brasileira a barreiras comerciais
Tereza Cristina é relatora na CAE da medida - que tem apoio suprapartidário e já foi aprovada na CMA

Fonte: Agência Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reúne nesta terça-feira, 01/04, às 10h, para votar um projeto que estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais (PL 2.088/2023). Do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), a matéria conta com o apoio da relatora, senadora Tereza Cristina (PP-MS), que apresentou um projeto substitutivo. A senadora também foi a relatora na Comissão de Meio Ambiente (CMA), onde o projeto foi aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo) no último dia 18.
O texto é visto como uma resposta a países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros. Tereza Cristina diz considerar que a Política Nacional sobre Mudança do Clima, conforme previsto no texto original, não é a legislação mais adequada para tratar do assunto, que está relacionado à política de defesa comercial. No substitutivo, a relatora atribui à Câmara de Comércio Exterior (Camex) o papel de adotar contramedidas a países ou blocos econômicos protecionistas em relação a produtos brasileiros.
“O objetivo não é punir o parceiro comercial, mas resolver o problema da melhor forma possível, garantindo o acesso dos produtos brasileiros ao exterior”, explicou a senadora. O parecer da senadora tem recebido apoio suprapartidário no Senado, inclusive da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Se aprovado na CAE, em caráter terminativo, seguirá diretamente para apreciação da Câmara dos Deputados.
Com informações da Agência Senado
Notícias
01 de abril de 2025
Parecer de Tereza Cristina sobre reciprocidade tarifária é aprovado no Senado
Medida segue para a Câmara dos Deputados, que deverá votar o projeto em regime de urgência
31 de março de 2025
Senado dá continuidade à análise da reforma tributária
Agenda legislativa do agro, que defende a conclusão da regulamentação da reforma tributária, foi apresentada no Congresso.