09 de maio de 2024

Congresso altera Orçamento para facilitar apoio ao RS

Tereza Cristina participou da sessão

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira, 09/05, projeto que altera diretrizes sobre o Orçamento de 2024 e facilita os repasses por meio de emendas individuais a cidades em situação de calamidade pública, como é o caso dos municípios gaúchos afetados por fortes chuvas nos últimos dias.

Em sessão conjunta, os parlamentares acataram o parecer favorável da Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovado na quarta-feira, 08/05, proposto pelo relator, o deputado AJ Albuquerque (PP-CE). O projeto foi aprovado de forma simbólica. A líder do PP no Senado, Tereza Cristina (MS), participou da sessão e defendeu as mudanças que favorecem o Rio Grande do Sul.

O texto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2024 (LDO — Lei 14.791, de 2023), que estabelece regras e prioridades para o Orçamento deste ano. Na CMO, o relator incluiu no projeto, enviado pelo Executivo, o trecho sobre os repasses para cidades em estado de calamidade.

Pelo texto, emendas individuais dos senadores e deputados, que são impositivas ( têm de ser pagas obrigatoriamente pelo governo), terão prioridade na execução, quando destinadas a municípios em situação de calamidade ou de emergência em saúde pública reconhecida pelo Poder Executivo federal.

Na terça-feira, 07/05, o Senado aprovou o decreto legislativo que reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. O PDL 236/2024 foi promulgado no mesmo dia pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. 

O texto, enviado pelo governo na última segunda-feira , permite ao Executivo retirar do cálculo da meta fiscal os recursos autorizados por meio de crédito extraordinário e as renúncias fiscais necessárias ao enfrentamento da calamidade pública e à reconstrução do estado. Muitos outros vetos, de diversas áreas, foram votados e derrubados -e vários foram adiados para votação em 28/05.

Com informações da Agência Senado

Notícias

20 de dezembro de 2024

Oposição vota Não, mas Senado aprova restrições para salário mínimo e BPC

"O governo federal transferiu o peso do ajuste fiscal para a parcela mais frágil da população, atingindo diretamente aqueles que dependem do salário-mínimo e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para sua subsistência. Discordamos disso e votamos Não", disse Tereza Cristina

Ler mais

20 de dezembro de 2024

Senado aprova pacote de ajuste fiscal

"O pacote é tímido e insuficiente, mas temos de aprovar minimamente uma contenção de despesas", avaliou Tereza Cristina , que destacou ainda o fim do antigo Dpvat

Ler mais

Senado aprova proibição de uso de celular nas escolas

18 de dezembro de 2024

Ler mais

Livros didáticos propagam desinformação sobre agronegócio brasileiro, dizem debatedores

17 de dezembro de 2024

Ler mais

Senado aprova refinanciamento da dívida dos Estados

17 de dezembro de 2024

Ler mais