26 de março de 2024

Tereza Cristina participa da sessão solene dos 200 Anos do Senado

Senadora é neta e bisneta de senadores

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

O marco de 200 anos de criação do Senado foi celebrado na última segunda-feira, 25/03, em sessão especial no Plenário com participação de representantes dos Três Poderes. À noite houve um concerto comemorativo com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins.

O Senado foi criado pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), participou da sessão solene, deu entrevistas e gravou um vídeo sobre a data. Leia o que disse a senadora:

“Estamos comemorando os 200 anos do Senado Federal!

Aqui no Senado estão representados de forma igualitária todos os Estados e o Distrito Federal: todos têm direito a três senadores; não é como na Câmara, onde os Estados mais populosos têm muito mais deputados.

Ou seja: o Senado é uma casa que traz equilíbrio para o país, que age para diminuir as desigualdades regionais e melhorar a vida de brasileiros de norte a sul.

Nesse momento em que olhamos para o passado, lembro do meu avô e bisavô, que tiveram dois mandatos no Senado, e foram também, por duas vezes, governadores do então estado uno do Mato Grosso.

Coube a uma mulher da família dar continuidade à tradição de atuar na política, preservando os ideais liberais, progressistas e de austeridade pública.

Aprendi que, em política, saber ouvir, refletir, negociar e agir no momento oportuno é tudo.

Hoje somos 15 aguerridas senadoras. Ocupamos apenas 20% das cadeiras, apesar de sermos a maioria do eleitorado. Sou a única mulher líder de partido, o PP, no Senado.

E temos de lembrar que a primeira senadora assumiu apenas em 1979 – quando o Senado já contava 155 anos.

Hoje somos uma Casa democrática, que espelha a imensa diversidade da nossa população. E é assim que deve ser.

Na oposição responsável, trabalho para dar respostas aos problemas reais que preocupam a nossa população no seu dia a dia.

 E para aprovar políticas públicas que levem o Brasil a desenvolver todo o seu imenso potencial agroambiental.  

Defendo ainda que a gente exerça ao máximo o nosso poder de legislar. Legislar para buscar o efetivo equilíbrio entre os Poderes.

 E para alcançar o consenso que garanta a prosperidade da nossa nação. Esse é o meu compromisso! Muito obrigada, sempre, pela confiança.”

Documentário e selos

Na sessão, foi exibido um trailer da série documental de sete episódios Senado, a história que transformou o Brasil, produzida em parceria com a TV Cultura. A obra é escrita e dirigida por Luiz Bolognesi, com codireção de Laís Bodanzky, e é apresentada pela cantora e atriz Larissa Luz. A série aborda o papel do Senado na estabilização democrática, na manutenção do território brasileiro, na representação dos estados e na recepção das demandas da sociedade, como explicou Rodrigo Pacheco. A senadora Tereza Cristina também fala neste trailer.

Houve, ainda o lançamento de selos comemorativos dos Correios, alusivos aos 200 anos do Senado, e o anúncio de parceria com a empresa Google que incluiu passeio virtual pelo Senado na ferramenta Google Arts & Culture.

Com informações da Agência Senado

Notícias

10 de julho de 2024

Senado aprova isenção fiscal para farelo e óleo de milho

"Hoje fizemos justiça; milho e soja passam a ter o mesmo tratamento", disse Tereza Cristina

Ler mais

10 de julho de 2024

PEC do Marco Temporal começa a tramitar na CCJ

Matéria recebeu pedido de vistas coletivas e voltará à pauta em outubro.

Ler mais

Tereza Cristina vai acompanhar Plano Safra

11 de julho de 2024

Ler mais

Parecer de Tereza Cristina que equipara benefícios fiscais de milho e soja é aprovado

09 de julho de 2024

Ler mais

Senado reforça orçamento dos hospitais universitários

08 de julho de 2024

Ler mais