26 de março de 2024

Tereza Cristina participa da sessão solene dos 200 Anos do Senado

Senadora é neta e bisneta de senadores

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

O marco de 200 anos de criação do Senado foi celebrado na última segunda-feira, 25/03, em sessão especial no Plenário com participação de representantes dos Três Poderes. À noite houve um concerto comemorativo com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins.

O Senado foi criado pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), participou da sessão solene, deu entrevistas e gravou um vídeo sobre a data. Leia o que disse a senadora:

“Estamos comemorando os 200 anos do Senado Federal!

Aqui no Senado estão representados de forma igualitária todos os Estados e o Distrito Federal: todos têm direito a três senadores; não é como na Câmara, onde os Estados mais populosos têm muito mais deputados.

Ou seja: o Senado é uma casa que traz equilíbrio para o país, que age para diminuir as desigualdades regionais e melhorar a vida de brasileiros de norte a sul.

Nesse momento em que olhamos para o passado, lembro do meu avô e bisavô, que tiveram dois mandatos no Senado, e foram também, por duas vezes, governadores do então estado uno do Mato Grosso.

Coube a uma mulher da família dar continuidade à tradição de atuar na política, preservando os ideais liberais, progressistas e de austeridade pública.

Aprendi que, em política, saber ouvir, refletir, negociar e agir no momento oportuno é tudo.

Hoje somos 15 aguerridas senadoras. Ocupamos apenas 20% das cadeiras, apesar de sermos a maioria do eleitorado. Sou a única mulher líder de partido, o PP, no Senado.

E temos de lembrar que a primeira senadora assumiu apenas em 1979 – quando o Senado já contava 155 anos.

Hoje somos uma Casa democrática, que espelha a imensa diversidade da nossa população. E é assim que deve ser.

Na oposição responsável, trabalho para dar respostas aos problemas reais que preocupam a nossa população no seu dia a dia.

 E para aprovar políticas públicas que levem o Brasil a desenvolver todo o seu imenso potencial agroambiental.  

Defendo ainda que a gente exerça ao máximo o nosso poder de legislar. Legislar para buscar o efetivo equilíbrio entre os Poderes.

 E para alcançar o consenso que garanta a prosperidade da nossa nação. Esse é o meu compromisso! Muito obrigada, sempre, pela confiança.”

Documentário e selos

Na sessão, foi exibido um trailer da série documental de sete episódios Senado, a história que transformou o Brasil, produzida em parceria com a TV Cultura. A obra é escrita e dirigida por Luiz Bolognesi, com codireção de Laís Bodanzky, e é apresentada pela cantora e atriz Larissa Luz. A série aborda o papel do Senado na estabilização democrática, na manutenção do território brasileiro, na representação dos estados e na recepção das demandas da sociedade, como explicou Rodrigo Pacheco. A senadora Tereza Cristina também fala neste trailer.

Houve, ainda o lançamento de selos comemorativos dos Correios, alusivos aos 200 anos do Senado, e o anúncio de parceria com a empresa Google que incluiu passeio virtual pelo Senado na ferramenta Google Arts & Culture.

Com informações da Agência Senado

Notícias

25 de abril de 2024

Senado pretende regulamentar reforma tributária ainda este ano

"Não apoiaremos aumentos de impostos", reafirmou Tereza Cristina

Ler mais

24 de abril de 2024

Oposição impede votação do novo DPVAT e de liberação de mais gastos do governo

"Não vamos votar no escuro", disse a senadora Tereza Cristina

Ler mais

Inscrições para Programa Jovem Senador 2024 terminam neste 30 de abril

23 de abril de 2024

Ler mais

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

17 de abril de 2024

Ler mais

Senado aprova em dois turnos PEC das Drogas

16 de abril de 2024

Ler mais