26 de março de 2024
Tereza Cristina participa da sessão solene dos 200 Anos do Senado
Senadora é neta e bisneta de senadores

O marco de 200 anos de criação do Senado foi celebrado na última segunda-feira, 25/03, em sessão especial no Plenário com participação de representantes dos Três Poderes. À noite houve um concerto comemorativo com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins.
O Senado foi criado pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS), participou da sessão solene, deu entrevistas e gravou um vídeo sobre a data. Leia o que disse a senadora:
“Estamos comemorando os 200 anos do Senado Federal!
Aqui no Senado estão representados de forma igualitária todos os Estados e o Distrito Federal: todos têm direito a três senadores; não é como na Câmara, onde os Estados mais populosos têm muito mais deputados.
Ou seja: o Senado é uma casa que traz equilíbrio para o país, que age para diminuir as desigualdades regionais e melhorar a vida de brasileiros de norte a sul.
Nesse momento em que olhamos para o passado, lembro do meu avô e bisavô, que tiveram dois mandatos no Senado, e foram também, por duas vezes, governadores do então estado uno do Mato Grosso.
Coube a uma mulher da família dar continuidade à tradição de atuar na política, preservando os ideais liberais, progressistas e de austeridade pública.
Aprendi que, em política, saber ouvir, refletir, negociar e agir no momento oportuno é tudo.
Hoje somos 15 aguerridas senadoras. Ocupamos apenas 20% das cadeiras, apesar de sermos a maioria do eleitorado. Sou a única mulher líder de partido, o PP, no Senado.
E temos de lembrar que a primeira senadora assumiu apenas em 1979 – quando o Senado já contava 155 anos.
Hoje somos uma Casa democrática, que espelha a imensa diversidade da nossa população. E é assim que deve ser.
Na oposição responsável, trabalho para dar respostas aos problemas reais que preocupam a nossa população no seu dia a dia.
E para aprovar políticas públicas que levem o Brasil a desenvolver todo o seu imenso potencial agroambiental.
Defendo ainda que a gente exerça ao máximo o nosso poder de legislar. Legislar para buscar o efetivo equilíbrio entre os Poderes.
E para alcançar o consenso que garanta a prosperidade da nossa nação. Esse é o meu compromisso! Muito obrigada, sempre, pela confiança.”
Documentário e selos
Na sessão, foi exibido um trailer da série documental de sete episódios Senado, a história que transformou o Brasil, produzida em parceria com a TV Cultura. A obra é escrita e dirigida por Luiz Bolognesi, com codireção de Laís Bodanzky, e é apresentada pela cantora e atriz Larissa Luz. A série aborda o papel do Senado na estabilização democrática, na manutenção do território brasileiro, na representação dos estados e na recepção das demandas da sociedade, como explicou Rodrigo Pacheco. A senadora Tereza Cristina também fala neste trailer.
Houve, ainda o lançamento de selos comemorativos dos Correios, alusivos aos 200 anos do Senado, e o anúncio de parceria com a empresa Google que incluiu passeio virtual pelo Senado na ferramenta Google Arts & Culture.
Com informações da Agência Senado
Notícias
07 de agosto de 2025
Senado retoma votações e aprova isenção de IR para quem recebe até dois salários mínimos
Líder do PP, Tereza Cristina (MS), que apoia as pautas da oposição, participou das negociações para retomada dos trabalhos
06 de agosto de 2025
Senado criará selo Cidade Mulher no Agosto Lilás
"Nós temos trabalhado, nesses meus dois anos de Senado, em vários projetos para coibir todo tipo de violência contra as mulheres: a violência doméstica, os crimes sexuais e o inaceitável aumento dos feminicídios”, destacou Tereza Cristina. "Essa é mais uma medida que pode fazer a diferença", avaliou.