26 de março de 2024

Plenário aprova plano integrado de combate à violência contra mulheres

Tereza Cristina apoia pautas do Mês da Mulher

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 26/03, em votação simbólica, o projeto de lei do plano integrado de combate à violência contra mulheres (PL 501/2019). A matéria, que estava em regime de urgência, integra as ações voltadas para o Mês da Mulher. “São planos detalhados, complementares à legislação especial de proteção às mulheres, que precisam ser colocados em prática pelas esferas públicas”, observa a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

A proposta, de origem da Câmara dos Deputados, determina que Estados, Distrito Federal e municípios deverão criar plano de metas para o enfrentamento integrado da violência contra a mulher. Esses planos deverão conter ações necessárias para a prevenção da violência contra a mulher e a atenção humanizada àquelas que estiverem em situação de violência doméstica, bem como aos seus dependentes. O texto recebeu relatório favorável de Augusta Brito (PT-CE) na Comissão de Direitos Humanos (CDH) e de Sérgio Moro (União-PR) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

As ações deverão ser articuladas entre a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município, Estado, Distrito Federal ou região. Cada uma dessas redes poderá ser composta pelos órgãos públicos de segurança, saúde, justiça, assistência social, educação e direitos humanos, além de organizações da sociedade civil. O plano de metas terá validade de dez anos, com atualização obrigatória a cada dois anos.

O projeto também prevê que o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) deverá armazenar informações para auxiliar nas políticas públicas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com informações da Agência Senado

Notícias

25 de abril de 2024

Senado pretende regulamentar reforma tributária ainda este ano

"Não apoiaremos aumentos de impostos", reafirmou Tereza Cristina

Ler mais

24 de abril de 2024

Oposição impede votação do novo DPVAT e de liberação de mais gastos do governo

"Não vamos votar no escuro", disse a senadora Tereza Cristina

Ler mais

Inscrições para Programa Jovem Senador 2024 terminam neste 30 de abril

23 de abril de 2024

Ler mais

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

17 de abril de 2024

Ler mais

Senado aprova em dois turnos PEC das Drogas

16 de abril de 2024

Ler mais