12 de junho de 2024

CAE destina recursos de multas ambientais para agricultura familiar

"Os agricultores familiares merecem", disse Tereza Cristina

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta semana proposta que destina valores arrecadados com o pagamento de multas por infrações ambientais cometidas na Amazônia Legal ao financiamento de ações voltadas à promoção da agricultura familiar.

Para favorecer a agricultura familiar, o projeto altera o Código Penal, a Lei da Ação Civil Pública e a Lei de Infrações e Crimes Ambientais. O texto também altera a lei que criou o Fundo Nacional do Meio Ambiente. “É uma proposta que privilegia e fortalece as atividades dos pequenos agricultores, fundamentais para a segurança alimentar do nosso país”, elogiou a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que integra a CAE.

Autor do projeto, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) destacou que estudos indicam que cerca de 70% do alimento produzido no Brasil é fruto da agricultura familiar. “A atividade se integra perfeitamente no tripé do desenvolvimento sustentável: viabilidade econômica, justiça social e responsabilidade ambiental.”, afirmou o senador.

De acordo com o relatório apresentado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a Amazônia Legal abriga cerca de 750 mil estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar. Este seria o universo de produtores que poderiam ser beneficiados com os recursos oriundos das multas ambientais, cujos valores serão destinados às ações e programas na região.

A proposta segue agora para a Comissão de Meio Ambiente (CMA) e, se aprovada, para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Notícias

21 de outubro de 2024

Senado promove sessão especial para celebrar Outubro Rosa

"Todos os anos destacamos a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do fortalecimento do SUS, que precisa atender essa demanda", afirmou Tereza Cristina.

Ler mais

17 de outubro de 2024

Brasil celebra importância das mulheres rurais

"O agro brasileiro é inovador, tecnológico, altamente produtivo, ecológico e sustentável. E isso se deve também às mulheres do campo", disse Tereza Cristina

Ler mais

Senado incentiva redução de gases de efeito estufa

16 de outubro de 2024

Ler mais

CAE aprova projeto que torna permanente fundo para micros e pequenas empresas

15 de outubro de 2024

Ler mais

Tereza Cristina participa de 1ª Cúpula Sul-Americana AgroGlobal

15 de outubro de 2024

Ler mais