04 de abril de 2024
Senado aprova exigência de estudo de mobilidade urbana para obras em cidades
"Toda obra que impacta o deslocamento dos cidadãos deve ser avaliada previamente", defendeu Tereza Cristina

O plenário do Senado aprovou esta semana o projeto de lei (PL) 169/2020, que inclui a mobilidade urbana entre os aspectos a serem analisados nos estudos prévios de impacto de vizinhança (EIV). Esses documentos são usados para dimensionar os efeitos da construção de empreendimentos nas cidades, nos bairros, e no trânsito, por exemplo.
“Toda obra que impacta, sobretudo nas grandes cidades, o deslocamento dos cidadãos, que já sofrem no dia a dia com transporte urbano deficiente, deve ser avaliado previamente”, defendeu a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que apoiou a proposta, aprovada simbolicamente.
O PL 169/2020, da Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). Pela legislação em vigor, os estudos prévios de impacto na vizinhança já devem analisar aspectos como a consequência das construções para o solo, a valorização imobiliária, o patrimônio natural e cultural, o tráfego e o transporte público.
O projeto acrescenta a mobilidade urbana no rol de variáveis a serem estudadas. Com a mudança, passam a ser considerados os impactos dos novos empreendimentos sobre os modos ativos de deslocamento — como bicicletas, patinetes e caminhadas. O texto foi aprovado em março pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), com relatório favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).
Com informações da Agência Senado
Notícias
13 de março de 2025
Presidente do IBGE terá de dar explicações ao Senado sobre criação de Fundação
Requerimento foi apresentado por Tereza Cristina e Dr. Hiran
13 de março de 2025
Tereza Cristina é eleita vice-presidente da CRE
"Estou muito feliz em poder ajudar nesta comissão que é uma das mais importantes desta Casa", disse a senadora.
FPA debate relatório de Tereza Cristina sobre reciprocidade no comércio internacional
11 de março de 2025
Senado aprova PEC de Tereza Cristina que classifica Pantanal de MS como patrimônio nacional
11 de março de 2025