15 de maio de 2023

Embaixador da Santa Sé: Parecer favorável da senadora Tereza Cristina vai a plenário

O diplomata Everton Vieira Vargas também exercerá função, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta

  • ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn
ESPALHE ESSA NOTÍCIA
  • FacebookTwitterWhatsAppTelegramLinkedIn

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (11), a indicação do diplomata Everton Vieira Vargas para o cargo de embaixador do Brasil junto à Santa Sé e, cumulativamente, junto à Ordem Soberana e Militar de Malta. A mensagem de indicação (MSF 10/2023) recebeu voto favorável da relatora, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e de 17 outros senadores da comissão (houve apenas uma abstenção), e agora será encaminhada para votação do Plenário do Senado.

Tereza Cristina lembrou que o Brasil e a Santa Sé mantêm relações diplomáticas desde 1826. Conforme informou a senadora, a Igreja Católica é a única igreja do mundo com acesso diplomático. Ela também destacou que o Brasil é o país que tem o maior número de católicos do mundo.

Durante a audiência da CRE, Vargas ressaltou que a missão diante da Santa Sé e da Ordem de Malta talvez seja o posto mais peculiar na carreira diplomática, por conta do reconhecimento jurídico a um ator internacional cujo interesse primário é religioso, como a manutenção da unidade da igreja, a liberdade de credo e o empenho pela paz mundial. Ele também registrou que o poder da Santa Sé vai muito além dos limites geográficos do Vaticano e disse que o Papa Francisco tem um carinho especial pelo Brasil.

— Pretendo aprofundar nossos contatos com o Vaticano e pensar em troca de visitas de alto nível. A agenda internacional do Brasil e do Vaticano tem muitas convergências, como o desarmamento, o combate à fome e a questão do clima — registrou o diplomata.

Carreira

Natural de Santo Ângelo (RS), Everton Vargas tem 68 anos. É formado em direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 1977 e obteve o título de Master of Arts in International Relations pela Universidade de Boston, em 1983. É doutor em sociologia pela Universidade de Brasília.

Vargas começou a carreira diplomática em 1976 e ocupou diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, entre os quais se destaca o de diretor-geral do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais. Foi embaixador do Brasil em Berlim de 2009 a 2013; em Buenos Aires de 2013 a 2016; e em Bruxelas, onde atuou como representante do Brasil junto à União Europeia, de 2016 a 2019.

Santa Sé

A Santa Sé é a sede da Igreja Católica Romana. Ocupa um território de 0,44 quilômetro quadrado no centro de Roma, conhecido como Cidade do Vaticano. Tem uma população de apenas 800 pessoas — entre as quais, o papa Francisco.

Chefe diplomático da Santa Sé, o papa Francisco esteve no Brasil em 2013, em sua primeira viagem internacional depois de ser eleito pontífice, para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O evento promovido pela Igreja Católica reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas do mundo inteiro.

Ordem de Malta

A Ordem Soberana Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta é uma ordem religiosa católica que possui um status sui generis de direito internacional, recebendo o tratamento equiparado ao de Estado, com soberania reconhecida por mais de cem países, entre eles, o Brasil.

A Ordem de Malta, como é mais conhecida, emite passaportes, mantém embaixadas e participa da Organização das Nações Unidas (ONU) com o status de observador. A Ordem de Malta foi criada a partir de um hospital mantido em Jerusalém pela Ordem de Cluny para cuidar dos peregrinos que se dirigiam à Cidade Santa. Passou pelas ilhas de Rodes e Malta e fixou-se definitivamente em Roma em 1834.

Fonte: Agência Senado

Notícias

16 de abril de 2024

CAE aprova relatório de Tereza Cristina que permite abatimentos nas dívidas com a União

Estados e municípios que investirem recursos próprios em obras e serviços nos bens federais poderão descontar os valores de suas dívidas com a União

Ler mais

15 de abril de 2024

Senado assina acordo de cooperação técnica com foco na língua portuguesa

Projeto cultural foi criado pela Comissão Portugal Brasil 200 Anos

Ler mais

PP cresce mais de 30% em número de filiados no MS

11 de abril de 2024

Ler mais

Política Nacional de Agricultura Urbana segue para o plenário

10 de abril de 2024

Ler mais

Senado aprova plano de combate à violência contra mulher para Estados e municípios

10 de abril de 2024

Ler mais