Ações desenvolvidas por Tereza resulta em crescimento no turismo de 10% ao ano

O Mato Grosso do Sul está se consolidando como um dos destinos para turismo de viajantes nacionais e internacionais. Segundo dados da Fundação de Turismo, o fluxo de turistas está crescendo mais de 10% ao ano. São mais de 1 milhão de turistas anualmente que buscam aventuras e um contato maior com a natureza. Os principais destinos continuam sendo Bonito e o Pantanal, mas é possível verificar um crescimento de pessoas também nas serras e nas cidades históricas.

Esse aumento se deve a políticas públicas adotadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), comandada por Tereza Cristina. Três pilares foram adotados para que o turista pudesse encontrar um local adequado para sua viagem e estadia. As ações em infraestrutura, com a ampliação das vias de acesso – rodovias, aeroportos e hidrovias –, de marketing, com a participação em feiras de turismo em diversos locais do Brasil e do mundo, e capacitação profissional, oferecendo ao trabalhador cursos para que acompanhassem as mudanças do mercado, foram fundamentais para chamar a atenção para os atrativos naturais e dos festivais e tradições municipais.

“Foi preciso trabalhar internamente para depois conseguir levar para as pessoas de outras localidades as nossas belezas naturais. Conversamos com empresários, trabalhadores, agentes de viagem e começamos a divulgar o estado para todo o mundo. Desenvolvemos programas, projetos, atuação direta, sensibilização, regularização de prestadores de serviços turísticos, formatação de roteiros, apoio a produção associado como agricultura familiar, artesanato e gastronomia regional, melhorias da infraestrutura básica e turística. Há muito o que ser visto aqui e Mato Grosso do sul tem um potencial muito grande para o turismo. Temos histórias, atrativos únicos e sabemos o que investir”, explica Tereza.

O Mato Grosso do Sul possui atividades para todo tipo de turista. Se estiver procurando aventura, sossego, algo familiar ou diversão com os amigos, em todas as regiões do Estado é possível encontrar afazeres específicos ou não, entre eles estão pesca esportiva, cruzeiros fluviais, ecoturismo, aventura, pousadas com passeios, cultura pantaneira entre muitos outros.

Como deputada, Tereza Cristina irá atuar de forma efetiva na ampliação do número de turistas, incentivando empresários e ações para o crescimento dos municípios.

“Isto proporciona uma movimentação econômica muito grande. Com isso, empresários podem investir mais, trabalhadores terão oportunidades de emprego e melhoria de renda e um futuro promissor. Vamos trabalhar em conjunto com o sul-mato-grossense e incentivar ações para o desenvolvimento das regiões”, ressalta Tereza.